A minha predestinação à Franqueza com Divergente.

C360_2013-12-04-13-59-20-546

Adoro sagas, ainda mais quando tem uma distopia, porém quando deu o grande burburinho com relação a Divergente ir para as telas de cinema eu não tinha a minima vontade de comprar um exemplar pra ler, e foi bem nessa época que o Kindle apareceu pra mim. Então baixei a trilogia de Veronica Roth e li o primeiro volume e vou falar um pouco sobre ele e minhas expectativas.

Divergente.

20140602_091437O livro de passa numa Chicago futurista, onde a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição, considerado por todos um sistema perfeito, onde quem é da Abnegação governa o estado (afinal eles não são corruptos), a Amizade é essencialmente uma facção das fazendas, a Audácia é equivalente as forças armadas, a Franqueza é só pra ser bocudo e a Erudição é a facção “vilã” pois quer tirar a Abnegação do governo e ter direitos quanto a isso – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível ( As Vantagens de Ser Invisível…).

Beatrice, a nossa protagonista, cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão que todo jovem passa aos 16 anos para saber para qual facção vai, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.

A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é ou então ficar sem facção alguma. Ela escolhe a Audácia, indo contra toda a família e lá começa um intenso treinamento físico e mental.

 

E é ai que começa também o nosso treinamento físico e mental. Praticamente 80% do livro é só esse treinamento, misturado com um romance (pra mim, meio forçado) entre Tris (nome que Beatrice adota após sua inicialização na Audácia) e Quatro, um instrutor da Audácia que esconde alguns medo e segredos.

 

20140602_091450O leitor conhece só o real motivo de toda a historia rapidamente, quando aparece a vilã Jeanine, líder da Erudição, e mentora do plano maligno de derrubar a Abnegação do poder e ser a dona de tudo. E quando se sabe sobre isso, a mesma, ocupa poucas páginas do livro, o que é chato, pois adoro autores que exploram os vilões ao máximo. Então acho que um foco maior nela venha nos próximos volumes.

 

E o grande clímax do livro, no caso, a primeira tentativa maligna de Jeanine de dominar o mundo, acontece muito no final do livro, depois de umas 300 paginas de marasmo. E ai quando o negocio começa a ficar bom, acaba.

 

Não considero Divergente um livro todo ruim, não ele tem a escrita bem simples o que faz com que a leitura seja rápida e fácil de ser compreendida, e a autora foi muito criativa na hora de descrever lugares e até mesmo na criação de máquinas futurísticas e tudo mais. Só acho que não é um bom livro pra começar uma grande distopia, ainda mais depois do massacrante sucesso de Jogos Vorazes.

 

Não vou deixar de ler meus outros livros por causa dos próximos volumes: Insurgente e Convergente. Se Divergente tivesse me pegado de jeito, até deixaria, uma pena. Mas não quero deixar a saga sem terminar de ler.

O Filme.

Divergentchar1-1000x921Ainda não vi o filme, até tive vontade de ver quando saiu nos cinemas, mas foi só um segundo e passou. E o grande motivo disso se chama Kate Winslet (um dia ainda faço um post bem puxa saco da melhor atriz da atualidade nos últimos 10 anos).

Outro motivo é a atriz protagonista,  eu não consigo ver esse carisma que todo mundo vê na Shailene Woodley (espero perder essa opinião com A Culpa é das Estrelas) e esse Zé Ninguem que interpreta Quatro não é nada com que eu almejei no livro e nem Jeanine é o que o que o livro te passa fisicamente ela.

Enfim, dia desses coloco o filme nas metas e ai comento sobre ele no Instagram ou na página do Facebook do blog. =D


111562410SZTitulo: Divergente
Editora: Rocco
Autor: Veronica Roth
Paginas: 504
ISBN: 9788579801310
Ano: 2011

 

2 pensamentos sobre “A minha predestinação à Franqueza com Divergente.

  1. Divergente.

    Olha, quando a Rocco lançou o primeiro, admito que eu tava propensa a ler essa coisa aí, mas depois fui perdendo a vontade (que nem vc com o filme, deu vontade e passou). Daí lançou o segundo, o terceiro e… o filme. Eu fui ver com o Diego porque ganhamos os ingressos numa promoção,a ehuaeuhea. Minha expectativa tava TÃO BAIXA que eu até me diverti com o filme, mas sei lá, acho que vou ficar só com as adaptações.

    Vida é muita curta pra eu me prender a esse aí, AEHUEAHUHAE.

    Beijo!

    • Pois então. . Não foi uma coisa “ohhhhhhhhhh” como com Hunger Games.. acho que termino a saga por consideração.
      No caso, ele é livro pro Kindle.. aquele que tu não quer ter livro físico mas baixo pro kindle.. hahahahaha

Deixe um comentário

