Discografia: Coldplay

038

Ontem, 13 de abril, “vazou” o novo álbum do grupo britânico Coldplay. O álbum chamado Ghost Stories, só será lançado oficialmente dia 19 de abril, para a alegria dos novos fãs, e pra desgosto de alguns fãs mais antigos e xiitas. E aproveitando isso, e o fato que Coldplay é a minha segunda banda preferida, resolvi fazer um resumo básico da discografia e historia da banda. Então pra inaugurar essa minha sessão Discografias, vamos falar de Coldplay.


 

Resumo básico e o que você precisa saber sobre a banda.

7

A banda em 2010. Da esquerda para a direita: Guy Berryman (baixo), Will Champion (bateria), Chris Martin (vocalista) e Jonny Buckland (guitarra).

A banda foi formada em 1996, na Inglaterra (terra natal dos integrantes) pelo guitarrista Jonny Buckland e pelo vocalista Chris Martin. Na época eles eram alunos de faculdade, não sabiam o que queriam da vida e só queriam fazer música. Logo depois eles conheceram o baixista Guy Berryman e formaram o Starfish (nome horrível), o baterista Will Champion entrou logo depois e em 1998 a banda assumiu o nome de Coldplay. O desde sempre empresario da banda Phil Harvey é considerado pelos fãs o quinto membro da banda, pois desde o inicio ele serviu como rodie, guitarrista de apoio e empresário, mas o próprio Phil optou por ficar longe da grande mídia.

Curiosidade de fã: Todo álbum da banda tem três músicas com a mesma letra inicial.


 

Discografia.

Parachutes2000 – Parachutes.

Após dois EP’s de sucesso entre a cena alternativa da Inglaterra ( Safety EP e Brothers & Sisters), o Coldplay lança o primeiro álbum, chamado Parachutes. O álbum conta com quatro grandes sucessos: Shiver, Yellow, Trouble e Dont Panic, que se tornaram singles para o álbum. Parachutes ganhou o Grammy para Melhor Álbum de Musica Alternativa em 2002.  Indico as músicas: Dont Panic, Shiver, Sparks, Yellow, Trouble e Everything Not Lost.

20110120161842!A_Rush_of_Blood_to_the_Head2002 – A Rush of Blood To The Head

Depois do sucesso de Yellow nas radios mundiais, o Coldplay já se fechou em estúdio e em 2002 lançou A Rush of Blood To The Head, considerado por 11 entre 10 fãs da banda, o melhor álbum já lançado. O álbum conta com quatro singles: In My Place, The Scientist, Clocks e God Put a Smile Upon Your Face. Foi um sucesso de critica e público e em 2003 o Coldplay ganha mais um Grammy, novamente o de Melhor Album de Musica Alternativa. Em 2003 é lançado o primeiro registro em DVD da banda, Live 2003, que faz parte da turnê do álbum e traz duas músicas do inicio da carreira da banda. Indico as músicas: Politik, In My Place, The Scientist, Clocks, Daylight e Amsterdam.

X_y2005 – X&Y.

Em 2005 a banda X&Y, com influências da música eletrônica, o álbum é um dos divisores de águas pra banda e pros fãs. O álbum contém doze faixas e uma faixa adicional oculta, “Til Kingdom Come“. Ela é omitida na lista de músicas no encarte do álbum, mas listada como “+” no rótulo do disco e dentro do encarte do mesmo. Ele foi originalmente planejado para o cantor e compositor americano Johnny Cash para gravá-lo com Martin, mas Cash morreu antes que ele tivesse a oportunidade de gravá-la. Outra curiosidade é a música Fix You que foi escrita por Chris Martin para a (agora) ex-esposa Gwyneth Paltrow, logo que ela passou por um período de depressão pela morte do pai. Foi durante a Twisted Logic Tour que o Coldplay ficou engajado com o Made Trade Fair, uma campanha a favor da igualdade no comercio entre países de primeiro mundo e sub desenvolvidos, e foi com essa turnê a primeira passagem pelo Brasil, discreta, porém com ingressos esgotados nas apresentações. Temos seis singles para o álbum: Speed of Sound, Fix You, Talk, The Hardest Part, What If e White Shadows. Indico as músicas: Square One, White Shadows, Fix You, Talk, Speed of Sound, A Message, Low e The Hardest Part.

coldplay-viva-la-vida-album-cover-med2008 – Viva La Vida or Death and All His Friends.

O sucesso comercial bateu a porta da banda com o quarto álbum. Viva La Vida é considerado por alguns como uma ópera rock, pois contem de plano de fundo um grande número de temas como amor, guerra e revoluções e aborda mais os problemas da humanidade. Foi com Viva La Vida que a banda incorporou trajes e temas para as turnês e vídeos produzidos para os singles do álbum. Juntamente com o álbum, foi lançado o EP Prospekt March, que serve como complemento do álbum com versões diferentes das musicas do álbum e novas músicas. Viva La Vida ganhou em 2009 o Grammy de Melhor Álbum de Rock. Cinco Singles promoveram o álbum: Viollet Hill, Viva La Vida, Lovers In Japan, Lost! e Strawberry Swing. Indico as músicas: Lost! ( no EP Prospekt March tem a versão com participação do rapper Jay Z), 42, Lovers In Japan (versão Prospekt March), Viva La Vida, Viollet Hill, Strawberry Swing e Life in Technicollor II (Prospekt March). 

Myloxyloto2011 – Mylo Xyloto.

Em 2011 a banda lança Mylo Xyloto, álbum de nome difícil e com fortes influências de música eletrônica, internacionalmente o álbum alcançou o primeiro lugar em vendas em 17 países. E recebeu criticas bem diversificadas pois ele tem uma sonoridade bem distante dos dois primeiros álbuns da banda. Em 2012 é lançado o Live 2012, que conta com um show da turnê na França, o vídeo é uma especie de documentário que intercala com cenas do show. O álbum tem quatro singles: Every Teardrop is a Waterfall, Paradise, Charlie Brown e Princess of China (com partifipação da cantora Rihanna).  Indico as músicas: Hurts Like Heaven, Paradise, Charlie Brown, Every Teardrop is a Waterfall, Princess of China e Don’t Let It Break Your Heart.

coldplay_ghost_stories_album_art_s2014 – Ghost Stories.

Durante a turnê que promovia Mylo Xyloto os integrantes da banda anunciaram que estavam trabalhando em novas músicas e conhecendo muitos sons novos na batida eletrônica. Isso gerou polêmica (mamilos) entre os fãs, pois tinham aqueles que gostava da nova roupagem da banda e aqueles que ainda tem esperanças que eles voltem as raízes do inicio. O inicio da era Ghost Stories foi durante o iTunes Festival 2014, onde a banda apresentou boa parte do novo álbum. Até o momento o álbum conta com três singles: Magic, Midnight ( intragável pra maioria dos fãs, porém quando foi executava ao vivo no iTunes Festival foi considerada uma boa musica) e A Sky Full of Star. Indico as músicas: Always In My Head, Magic e A Sky Full of Star.

 


 Minha historia com o Coldplay.

Eu conheci a banda logo no incio deles, no estouro mundial de Yellow, lá por 2000. Na época eu ouvia muito heavy metal, rock e trash metal, então o som calmo, romantico e desprentesioso dos rapazes me cativou. Em 2010 pude assistir a um show deles da turnê Viva La Vida (que passou por Rio de Janeiro e São Paulo) e ai foi a consagração do meu amor pela banda. Desde então sou fã xiita da banda, tenho os albuns, tenho DVD’s, tenho edição limitada, tenho livro. Enfim, consumo Coldplay.

Foto durante o show no Brasil em 2010. Por Ana Claudia Forbeci.

coldplay-2014-band-640x420Então assim que “vazou” Ghost Stories fui baixa-lo e ele é pra mim um álbum tão mais do mesmo. Como se uma música fosse igual a outra e igual a próxima e por ai vai. As composições de Chris Martin continuam ótimas, o rapaz tem a pegada pra letras, porém essa nova roupagem eletrônica e indie agrada mais aos fãs novos. Ghost Stories é um álbum complicado? Sim é, mas ele tem seu valor, e com o que foi executado no iTunes Festival, as músicas dos álbum são muito boas pra apresentações ao vivo. Então aguardo ansiosamente pra uma  nova turnê passar pelo Brasil para ver onde tudo isso vai desaguar.

Espero que tenham gostado. E você? O que acha do Coldplay, e o Ghost Stories? Quero saber.


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s