Os prós e os contras do (meu) Kindle.

khandTudo começou há umas 15 semanas atrás, quando minha fisioterapeuta brigou comigo pois estava carregando livros cada vez mais pesados na mochila ( obrigada George R.R. Martin), o que me afetava a postura, afinal duas hernias de disco não é pros fracos. Então decidi comprar um Kindle e deixar a fisioterapeuta, minha coluna e, claro, minha conta bancaria um pouco mais feliz.

E agora depois de uns 100 livros na espera e uns tantos já lidos no formato digital, vou mostrar os prós e os contras de se ter um leitor de livros digital. Tudo visto sob a minha ótica míope e com base nas minhas experiências com meu Kindle.

Pontos Positivos.

KS-slate-05-lg._V389394900_Pequeno, Leve e Portátil.

Se você quer descrever um Kindle, use essas três palavras. Meu tempo reservado a leitura se resume ao tempo gasto dentro de um ônibus indo pro trabalho, e com o Kindle posso ler até quando o ônibus parece uma lata de sardinha, por que ele cabe exatamente na minha mão, e não preciso das duas mãos pra mudar de paginas.  E posso levar até 1400 livros em 170gr.

Acesso a Wi-Fi.

Quando digo Wi-Fi não estou dizendo que você vai acessar o Facebook do Consertando um Buraco pra saber das novidades, não. O Wi-Fi do Kindle se destina única e exclusivamente a transferência de livros da loja de ebooks da Amazon ( via Whispersync) ou se você manda algum arquivo .mobi pra sua conta Amazon e ela manda via Wi-Fi pro Kindle. E convenhamos, se fosse pra acessar o Facebook e afins, seria melhor você comprar um tablet.


É possível “experimentar” o livro antes de o comprar.

Isso é uma coisa que uso demais. Na loja Amazon, muitos títulos dispõem de uma prévia grátis, você faz download do primeiro capitulo do livro pra depois ver se compra a obra completa ou não. Eu, leio e depois procuro na internet pra baixar grátis em portais que também disponibilizam as obras, admito que não compro ebooks.

Screenshot_2014-05-08-00-09-56-1Tela que substitui o papel.

A tela do Kindle é incrível, parece uma folha de livro. Só falta o cheiro. A tecnologia dele é muito legal, é uma especia de tinta eletrônica que permite a experiência de leitura como uma folha de papel. Não consigo descrever, só vendo mesmo pra entender.

Bateria.

A bateria do Kindle é quase eterna. Quase. Se você deixar o Wi-Fi desligado todo o tempo e ler 30min por dia, segundo o site da Amazon, a bateria do Kindle dura até 4 semanas. Eu de vez em quando to baixando algum livro, então meu recorde foi 2 semana e meia de bateria ininterrupta.

Screenshot_2014-05-08-00-09-46-1Economia.

Um dia desses peguei e pesquisei os títulos que tenho no Kindle e procurei o preço dos mesmo nas livrarias (Submarino e Saraiva), e estou chocada até hoje com a economia de dinheiro que o Kindle me proporcionou. Logico que eu amo comprar livros, mas tem muita coisa que eu queria ler e tinha preguiça de comprar e pra isso o Kindle ta ai, por que se eu não gostar, tudo bem, eu não paguei mesmo, deletando …

 

Pontos Negativos.

Não é possível ler no escuro sem uma iluminação suplementar.

O meu Kindle é o mais simples dos vendidos no Brasil, então ele não tem tela com iluminação e nem touchscreen. O que me deixou satisfeita, pois o Kindle Paperwrite (que tem essas duas funções) é mais pesado que o meu. E como eu não leio em casa, ok.

Caro.

Eu, uma simples Técnica em Enfermagem achei meio salgado desembolsar 200 dinheiros pelo Kindle, mas é o custo beneficio que eu citei logo acima, economizei na minha obsessão. É a eterna faca de dois gumes e nada que 4x no cartão não resolva.

IMG_20140507_201336Preto e branco.

Por mais que a tinta eletrônica é uma tecnologia legal, ela bem que podia ter cores. Mas não tem, o usuário até dispõe das capas dos livros que baixou, porém em preto e branco. Mas a rumores que a Amazon esta trabalhando na tinta eletrônica em cores. #vamosacompanhar

Não é um livro.

Não é um contra tão ruim assim, mas ainda sinto falta de colocar um marca pagina, molhar os dedinhos pra virar as paginas, me incomodar com o vento que não me deixa ler e sinto falta do cheiro de livro novo. Por isso que ler no Kindle e ler um livro físico são experiencias tão únicas.
E você já tem seu Kindle? Se tem, compartilhe sua experiencia comigo, vamos ser amiguinhos. E não tem, ficou curioso pra ter um? Me conta e a amizade continuará a mesma. =D

5 pensamentos sobre “Os prós e os contras do (meu) Kindle.

  1. “obrigada George R. R. Martin”
    HAHAHAHAHAHAHAHA

    Um contra do Paperwhite: a iluminação dele nunca desliga totalmente (exceto na tela de descanso, claro) e a bateria acaba indo mais rápido. Ainda assim, não carrego o meu Kindle desde minha (nossa?) viagem ao Rio.

  2. Adorei o post, Juliet. 🙂

    Quando a Bruna (@brumiranda) veio aqui pra Blumis, ela trouxe o Kindle Paperwhite dela e eu curti muito, mas acho que de todos os contras que vc citou, o que mais me incomoda é o p&b. Talvez porque eu pense que livros como os da Zahar, que geralmente são coloridos e tal, ficariam pobres na versão digital.

    Continuo a favor do livro físico, mas desde que baixei o Kindle no celular, tenho lido em mais lugares e livros com um preço menor.

    Ah, faltou dizer que não rola passar arquivo pra dentro dele, diferente do Kobo. Acho uma desvantagem tbm, mas não sei se te afeta. 🙂

    Bjs!

    • Ooooii Raquel..
      Sim.. p&b me incomoda um pouco também. . Por isso aguardo ansiosamente a tinta eletrônica colorida..

      Passar arquivos pra dentro dele? Explique-se melhor.. por que no Kindle tem 3 formas de transferência. . Via usb, via loja Amazon e via email pelo Whispersync. .

  3. Pingback: A minha predestinação a Fraqueza com Divergente. | Consertando um Buraco.

Deixe um comentário

