Battle Royale vs. Jogos Vorazes.

BANNER HG BR

Houve gente que na época de lançamento de Jogos Vorazes disse que Suzanne Collins plagiou Battle Royale, a história de Koushun Takami, muito conhecida pelos admiradores de mangás, livros e filmes japoneses. Suzanne nega isso até hoje, Koushun já disse que se for ou não plagio não pretende processar a escritora americana, por que todo livro traz algo a acrescentar ao mundo.E é sobre essa premissa vou comentar essa batalha épica e cheia de mimimi. 

Battle Royale vs. Jogos Vorazes.

Pra começar bem humorado.

Pra começar bem humorado.

Vamos começar com o resumo mais básico das obras. Aquele resumo que você dá pro amigo que não sabe do que se trata e você tem aqueles segundos de atenção pra contar tudo que ele deve saber.

SCENE FROM CONTROVERSIAL JAPANESE FILM BATTLE ROYALEBasicamente é um grupo de jovens que são convocados para um jogo criado pelo governo, onde apenas um sobrevive.

Até ai os dois livros são iguais, mas só até ai mesmo. A partir de então os dois se distanciam do que todo mundo diz que é plagio por parte da Suzanne. Vou comentar sobre, e se no final você ainda não estiver convencido … Tudo bem, obrigada pela visita e tempo de leitura. =)

 As Obras.

Globo Livros, 2014, 1ª ediçãoO livro Battle Royale de Koushun Takami foi lançando originalmente no Japão em 1999, sendo um grande sucesso de público e crítica (aqui no brasil ele chegou pelas mãos da Globo Livros em 2014). Já houve adaptação do romance pra mangás (esse chegando ao país em 2006 pela Conrad) e um filme de 2000 (produzido pela Toei Company).

 

Rocco, 2010A saga literária Jogos Vorazes foi lançado nos Estados Unidos em 2008, sendo um sucesso massacrante no mundo todo desde então. A saga consiste em 3 livros (Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança), e os dois primeiros volumes já foram adaptados para o cinema (2012 e 2013) e atualmente o terceiro volume da saga está em gravação e será dividida em dois filmes.

Ambos os livros se passam em um universo distópico, onde temos o governo ( Republica da Grande Ásia Oriental em Battle Royale e a Capital de Panem em Jogos Vorazes), onde somos apresentados ao um regime de ditadura e opressão com a minoria.

BattleRoyale_t588Em Battle Royale, durante a narrativa do livro não temos uma clara explicação do por que os jogos foram criados, o que sabemos é somente que a Grande Republica criou os jogos como forma de inibir rebeliões e impor poder e respeito nos jovens (que são vistos como rebeldes).

Em Jogos Vorazes somos apresentados a história da rebelião entre os 13 distritos contra a Capital, tendo como resultado a destruição do Distrito 13, a escravização dos distritos restantes e a criação dos jogos como forma de lembrar o povo da força da Capital sobre o povo.

jogos-vorazes-01Acho que uma grande diferença entre as histórias é que os adolescentes de Jogos Vorazes crescem sabendo da existência dos jogos, e se preparam pra elas de alguma forma, percebe-se que o instinto de sobrevivência deles é mais automático. Já em Battle Royale eles lidam como se o jogo fosse algum tipo de mito, algo que nunca poderia acontecer com eles, somente com um conhecido do amigo do amigo e por isso que tudo é mais maluco e feroz.

SC_D20_04883CEnquanto que em Battle Royale o leitor conhece a jornada de cada estudante e como isso influencia em suas decisões, por exemplo, tem alguns que precisam aprender a confiar nas pessoas, outros que precisam acreditar no momento, outros que não acreditam. E tudo isso é jogado pro leitor durante a história. Em Jogos Vorazes conhecemos a visão e opinião de Katniss sobre a sociedade em que ela vive
e no final é tudo uma grande crítica social, um verdadeiro soco na cara em uma sociedade bizarra que se diverte com seus jovens como gladiadores em uma arena.

Considerações finais.

Plagio ou não, as obras são geniais. Como já diria o filosofo brasileiro da era contemporânea:

chacri

“Nada se cria, tudo se copia.”

Tudo acaba sendo cópia de alguma outra coisa. Babaca é a pessoa que acha que “ideias originais” ainda existem. Afinal, até Shakespeare tirava suas peças de alguma outra história e Renato Russo fazia suas canções extraídas da vida das pessoas ao seu redor.

O que importa não é a ideia em si, mas sim o quanto ela vai cativar, prender você em meio a um punhado de paginas.

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Battle Royale vs. Jogos Vorazes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s